Amor e Revolução: Há mais de 10 anos, SBT produzia sua última novela adulta e que teve até beijo gay

Amor e Revolução, novela do SBT (Foto: Reprodução)
Amor e Revolução, novela do SBT (Foto: Reprodução)

Em 5 de abril de 2011, o SBT estreou Amor e Revolução, sua última novela adulta produzida até hoje. Com a promessa de mais investimentos em relação à sua novela anterior, Uma Rosa com Amor, a emissora investiu R$ 40 milhões na produção da trama. A novela era ambientada durante a Ditadura Militar. Tiago Santiago acabou sendo o responsável pelo texto e Reynaldo Boury, pela direção.

Anúncio

O folhetim contou com nomes conhecidos no elenco, como Cláudio Lins, Graziella Schmitt, Thaís Pacholek, Nico Puig e Patrícia de Sabrit, mas não obteve o sucesso esperado. Ao longo de 204 capítulos exibidos entre abril de 2011 e janeiro de 2012, Amor e Revolução teve uma média geral de apenas 4,8 pontos de audiência, sem nunca ter alcançado 8 pontos, mesmo sendo exibido na faixa das 22h.

Antes mesmo da estreia, a novela já tinha enfrentado problemas com a Associação dos Militares Reformados, que lançou um abaixo-assinado pedindo a censura da trama do SBT. Tiago Santiago respondeu que a tentativa era inconstitucional e interessava apenas a “torturadores e assassinos” do regime militar.

Anúncio

Embora tenha tentado retratar os “anos de chumbo”, o folhetim não contou com o apoio integral do dono da emissora, Silvio Santos, que sugeriu mais amor e menos revolução em seu programa dominical. O autor acatou a sugestão, mas por vontade própria.

Amor e Revolução entrou para a história; entenda

A novela entrou para a história como a primeira a exibir um beijo gay entre as personagens de Giselle Tigre e Luciana Vendramini, que gerou bastante repercussão, mas não foi tão bem recebido pelo público. Algum tempo depois, uma cena semelhante foi cortada da trama, o que acabou sendo uma decepção para as atrizes.

  1. Em 5 de abril de 2011, o SBT estreou a novela “Amor e Revolução”, que acabou sendo sua última novela adulta produzida até então.
  2. A trama, escrita por Tiago Santiago e dirigida por Reynaldo Boury, enfrentou um abaixo-assinado dos militares pedindo o cancelamento da novela.
  3. “Amor e Revolução” recebeu destaque por exibir o primeiro beijo gay entre as personagens de Giselle Tigre e Luciana Vendramini.
  4. No entanto, a novela não obteve sucesso, marcando uma média geral de apenas 4,8 pontos de audiência.
  5. Logo após a estreia, uma associação de militares reformados lançou um abaixo-assinado pedindo a censura da novela, mas o autor Tiago Santiago defendeu sua obra.
  6. Silvio Santos, proprietário do SBT, fez sugestões para a trama em seu programa dominical, pedindo mais amor e menos revolução.
  7. A cena do beijo entre as personagens femininas teve uma grande repercussão, mas um beijo gay masculino foi vetado pela direção da novela.
  8. Luciana Vendramini expressou decepção quando uma das cenas do beijo entre as personagens femininas não foi exibida posteriormente.
  9. O autor lamentou a decisão de vetar o beijo gay masculino e esperava ter mais oportunidades no futuro para abordar o assunto em suas novelas.

Novela enfrentou obstáculos no SBT

SBT cortou beijo gay em novela (Foto: Reprodução)
SBT cortou beijo gay em novela (Foto: Reprodução)

Apesar de todos os obstáculos encontrados, Tiago Santiago avaliou positivamente sua experiência com Amor e Revolução. “O Silvio manifestou a opinião dele, livremente, porém como patrão, tem permanecido isento, com zero interferência. E eu o admiro por ter permitido que fizéssemos a novela no SBT”, elogiou ele em entrevista ao Estadão.

Seguindo em frente, o autor lamentou em entrevista à Folha de São Paulo que um beijo gay masculino acabou sendo vetado na época. Mas disse que esperava ter mais oportunidades no futuro para abordar temas importantes e relevantes em suas obras.

Em suma, assista a abertura do último folhetim adulto produzido pelo SBT:

Anúncio

Post navigation

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quando Me Apaixono: Renata descobre que está grávida de Jerônimo: “É o nosso filho”

Contigo Sim: Salma dá à luz filha de Leonardo, faz pedido de cortar o coração e morre: “Sofrerei no inferno”

Contigo Sim: Adela se entrega à polícia para livrar Ângela de chantagem e jura vingança: “A Salma vai pagar”

Contigo Sim: Ângela revela toda a verdade para Leonardo sobre Salma e a humilha: “Golpista”